Acessibilidade / Reportar erro

Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas

Resumos

O objetivo deste artigo é tecer considerações e reflexões a respeito da mudança de crenças de alunos e de professores sobre ensino e aprendizagem de línguas em Lingüística Aplicada. Para isso, primeiro discorro brevemente sobre o conceito de crenças sobre aprendizagem e ensino de línguas e as tendências mais recentes na sua pesquisa. Em seguida, discuto o conceito de mudança e os fatores relacionados a esse conceito, tais como contexto e ação. Em terceiro lugar, focalizo mais especificamente a mudança de crenças, respondendo às seguintes perguntas: (a) o que é mudança?; (b) é possível mudar as crenças?; c) como? e (d) quais fatores favorecem ou dificultam a mudança de crenças? Concluo com implicações para ensino e aprendizagem e para a pesquisa sobre (mudança das) crenças de ensino e aprendizagem de línguas.

crenças; mudança; formação de professores


The purpose of this paper is to reflect on changes of beliefs about language teaching and learning on the part of both teachers and students based on recent research in the field of Applied Linguistics. In the first part of the article, I discuss briefly the concept of belief with respect to language learning and teaching and point to recent trends in the specialized literature. In the second section, I examine the notion of change as well as factors related to it, particularly context and action. In the third, I focus specifically on belief change and examine the following questions: (a) What is change?; (b) Is it possible to change beliefs?; (c) If change is possible, how can beliefs be changed?; and (d) What are the factors that favor or hinder changes in beliefs? Finally, I conclude, on one hand, with implications for teaching and learning foreign languages and for research; on the other, with regard to the analysis and change of teacher and learner beliefs.

beliefs; change; teacher education


Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas1 1 Este artigo é uma versão modificada e atualizada da palestra de mesmo título, proferida na IX Semana de Letras: "As Letras e seu ensino", em 21/09/2006, na Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, MG. Agradeço a Tatiana Diello Borges, e a Rosane Rocha Pessoa pelos comentários e pela leitura criteriosa deste trabalho, e aos pareceristas desta revista pelas sugestões. Assumo, todavia, toda a responsabilidade pelas considerações feitas.

Ana Maria Ferreira Barcelos

Universidade Federal de Viçosa

RESUMO

O objetivo deste artigo é tecer considerações e reflexões a respeito da mudança de crenças de alunos e de professores sobre ensino e aprendizagem de línguas em Lingüística Aplicada. Para isso, primeiro discorro brevemente sobre o conceito de crenças sobre aprendizagem e ensino de línguas e as tendências mais recentes na sua pesquisa. Em seguida, discuto o conceito de mudança e os fatores relacionados a esse conceito, tais como contexto e ação. Em terceiro lugar, focalizo mais especificamente a mudança de crenças, respondendo às seguintes perguntas: (a) o que é mudança?; (b) é possível mudar as crenças?; c) como? e (d) quais fatores favorecem ou dificultam a mudança de crenças? Concluo com implicações para ensino e aprendizagem e para a pesquisa sobre (mudança das) crenças de ensino e aprendizagem de línguas.

Palavras-chave: crenças; mudança; formação de professores

ABSTRACT

The purpose of this paper is to reflect on changes of beliefs about language teaching and learning on the part of both teachers and students based on recent research in the field of Applied Linguistics. In the first part of the article, I discuss briefly the concept of belief with respect to language learning and teaching and point to recent trends in the specialized literature. In the second section, I examine the notion of change as well as factors related to it, particularly context and action. In the third, I focus specifically on belief change and examine the following questions: (a) What is change?; (b) Is it possible to change beliefs?; (c) If change is possible, how can beliefs be changed?; and (d) What are the factors that favor or hinder changes in beliefs? Finally, I conclude, on one hand, with implications for teaching and learning foreign languages and for research; on the other, with regard to the analysis and change of teacher and learner beliefs.

Keywords: beliefs; change; teacher education.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • ALANEN, R. A sociocultural approach to young language learners' beliefs about language learning. In: KALAJA; P; BARCELOS, A. M. F. (Ed.). Beliefs about SLA: new research approaches. Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 2003. p. 55-86.
  • ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas Campinas: Pontes, 1993.
  • ______. Lingüística Aplicada, ensino de línguas e comunicação Campinas: Pontes, 2005.
  • ALWRIGHT, D. Three major processes of teacher development and the appropriate design criteria for developing and using them. In: JOHNSTON, B.; IRUJO, S. (Ed.). Research and practice in language teacher education: voices from the field. CARLA Working Paper, #9. Minneapolis: University of Minnesota, 2001. p. 115-133.
  • ARAÚJO, D. R. Crenças de professores de inglês de escolas públicas sobre o papel do bom aprendiz: um estudo de caso. 2004. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Faculdade de Letras, UFMG, Belo Horizonte, 2004.
  • ARRUDA, C. F. B.; BAMBIRRA, M. R. A. O processo de resignificação de crenças e mudança da prática pedagógica de um professor de inglês como L2. In: I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, 1, 2006, Uberlândia, Anais... Uberlândia: UFU, 2006.
  • BAGNO, M. Preconceito Lingüístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2002.
  • BARCELOS, A. M. F. A cultura de aprender língua estrangeira (inglês) de alunos de Letras 1995. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - IEL, UNICAMP, Campinas, 1995.
  • ______. Understanding teachers' and students' language learning beliefs in experience: A Deweyan Approach. 2000. Tese (Doutorado em Ensino de Inglês como Segunda Língua) - The University of Alabama, Tuscaloosa, AL, USA, 2000.
  • ______. Metodologia de pesquisa das crenças sobre aprendizagem de línguas: Estado-da-arte. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 71-92, 2001.
  • ______. As crenças de professores a respeito das crenças sobre aprendizagem de línguas de seus alunos. In: GIMENEZ, T. (Org.). Ensinando e aprendendo inglês na universidade: formação de professores em tempos de mudança. Londrina: ABRAPUI, 2003, p. 55-65.
  • BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, lingüística aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004.
  • ______. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006. p. 15-41.
  • ______. Crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas: reflexões de uma década de pesquisa no Brasil. In: ALVAREZ, M. L. O.; SILVA, K. A. (Org.). Lingüística Aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes, 2007. p. 27-69.
  • ______; KALAJA, P. Conclusion: Exploring possibilities for future research on beliefs about SLA. In: KALAJA; P; BARCELOS, A. M. F. (Ed.). Beliefs about SLA: New Research Approaches. Dordrecht: Kluwer, 2003. p. 231-238.
  • BASTURKMEN, H.; LOEWEN, S.; ELLIS, R. Teachers' stated beliefs and incidental focus on form and their classroom practice. Applied Linguistics, Oxford, v. 25, n. 2, p. 243-272, 2004.
  • BLATYTA, D. F. Mudança de habitus e teorias implícitas - uma relação dialógica no processo de educação continuada de professores. In: ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.). O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1999. p. 63-81.
  • BORDIEU, P. Introduction. Language and symbolic power Cambridge: Polity Press, 1991.
  • BORG. S. Teachers' pedagogical systems and grammar teaching: A qualitative study. TESOL Quarterly, Washington, v. 32, n. 1, p. 9-38, 1998.
  • ______. Teacher cognition in language teaching: A review of research on what teachers think, know, believe and do. Language Teacher, Cambridge, v. 36, p. 81-109, 2003.
  • CANAGARAJAH, A. S. Interrogating the "native speaker fallacy": non-linguistic roots, non-pedagogical results. In: BRAINE, G. (Ed.). Non-native educators in English Language Teaching. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 1999. p. 77-92.
  • CARVALHO, V. C. P. S. A aprendizagem de língua estrangeira sob a ótica de alunos de letras: crenças e mitos. 2000. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Faculdade de Letras, UFMG, Belo Horizonte, 2000.
  • CLARK, C.; PETERSON, P. Teachers' thought processes. In: WITTROCK, M. (Ed.). Handbook of research on teaching. New York: Macmillan, 1986. p. 255-297.
  • COELHO, H. S. H. "É possível aprender inglês em escolas públicas?" Crenças de professores e alunos sobre o ensino de inglês em escolas públicas. 2005. Dissertação (Mestrado Estudos Lingüísticos) - Faculdade de Letras, UFMG, Belo Horizonte, 2005.
  • COOK, V. Going beyond the native speaker in language teaching. TESOL Quarterly, Washington, v. 33, n. 2, p. 185-209, 1999.
  • COTTERALL, S. Readiness for autonomy: Investigating learner beliefs. System, Amsterdam, v. 23, n. 2, p. 195-205, 1995.
  • DEWEY, J. How we think Lexington, MA: D. C. Heath, 1933.
  • DUFVA, H. Beliefs in dialogue: a bakhtinian view. In: KALAJA; P; BARCELOS. A. M. F. (Ed.). Beliefs about SLA: New Research Approaches. Dordrecht: Kluwer, 2003. p. 131-151.
  • FANG, Z. A review of research on teacher beliefs and practices. Educational Research, Washington, v. 38, n. 1, p. 47-64, 1996.
  • FEIMAN-NEMSER, S.; REMILLARD, J. Perspectives on learning to teach. In: MURRAY, F. B. (Ed.). The teachers educator's handbook: Building a knowledge base for the preparation of teachers. San Francisco: Jossey-Bass, 1996. p. 63-91.
  • FIORIN, J. L. Vox populi, vox dei? In: SILVA, F. L.; RAJAGOPALAN, K. (Org.). A lingüística que nos faz falhar: investigação crítica. São Paulo: Parábola, 2004. p. 107-110.
  • FREEMAN, D. Teacher training, development, decision making: A model of teaching and related strategies for language teacher education. TESOL Quarterly, Washington, v. 23, n. 1, p. 27-45, 1989.
  • ______. Renaming experience/reconstructing practice: developing new understandings of teaching. In: FREEMAN, D.; RICHARDS, J. C. (Ed.). Teacher learning in language teaching Cambridge: Cambridge University Press, 1996. p. 221-241.
  • FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia São Paulo: Paz e Terra, 1996/2006.
  • FULLAN, M. G. The new meaning of educational change New York: Teachers College Press, 1991.
  • GIMENEZ, T. Learners becoming teachers: an exploratory study of beliefs held by prospective and practising EFL teachers in Brazil. 1995. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Lancaster University, Lancaster, Inglaterra, 1994.
  • GRADEN, E. C. How language teachers' beliefs about reading instruction are mediated by their beliefs about students. Foreign Language Annals. Washington, v. 29, n. 3, p. 387-395, 1996.
  • GUSKEY, T.R. Staff development and the process of change. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 5, p. 5-12, 1986.
  • HOLLIDAY, A. The struggle to teach English as an international language. Oxford: Oxford University Press, 2005.
  • HORWITZ, E. K. Surveying students' beliefs about language learning. In: WENDEN, A.; RUBIN, J. (Ed.). Learner strategies in language learning London: Prentice Hall International, 1987. p. 110-129.
  • ______. Attending to the affective domain in the foreign language classroom. In: MAGNAN, S. S. (Ed.). Shifting the instructional focus to the learner Northeast Conference on the Teaching of Foreign Languages, 1990. p. 15-33.
  • HOSENFELD, C. Evidence of emergent beliefs of a second language learner: a diary study. In: KALAJA; P; BARCELOS. A. M. F. (Ed.). Beliefs about SLA: New Research Approaches. Dordrecht: Kluwer, 2003. p. 37-54.
  • JOHNSON, K. E. The emerging beliefs and instructional practices of pre-service English as a second language teachers. Teaching and Teacher Education, Amsterdam, v. 10, n. 4, p. 439-452, 1994.
  • KALAJA, P. Student beliefs (or metacognitive knowledge) about SLA reconsidered. International Journal of Applied Linguistics, Oxford, v. 5, n. 2, p.191-204, 1995.
  • KALAJA, P.; BARCELOS, A. M. F. (Ed.). Beliefs about SLA: New Research Approaches. Dordrecht: Kluwer, 2003.
  • KENNEDY, C.; KENNEDY, J. Teacher attitudes and change implementation. System, Amsterdam, v. 24, n. 3, p. 351-360, 1996.
  • KERN, R. G. Students' and teachers' beliefs about language learning. Foreign Language Annals, Alexandria, v. 28, n. 1, p. 71-92, 1995.
  • KROSKRITY, P. V. Language ideologies. In: DURANTI, A. (Ed.). A companion in Linguistic Anthropology Oxford: Blackwell, 2004, p. 496-517.
  • KUDIESS, E. As crenças e o sistema de crenças do professor de inglês sobre o ensino e a aprendizagem da língua estrangeira no sul do Brasil: sistema, origens e mudanças. Linguagem e Ensino, Pelotas, v. 8, n. 2, p. 39-96, 2005.
  • KUMARAVADIVELU, B. Language-learning tasks: Teacher intention and learner interpretation. ELT Journal, Oxford, v. 45, n. 2, p. 98-107, 1991.
  • MARQUES, E. A. As crenças e pressupostos que fundamentam a abordagem de ensinar língua estrangeira (espanhol) em um curso de licenciatura 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Faculdade de Letras, UNESP, São José do Rio Preto, 2001.
  • MIRANDA, M.M. F. Crenças sobre o ensino-aprendizagem de língua estrangeira (inglês) no discurso de professores e alunos de escolas públicas. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Faculdade de Letras, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2005.
  • MOITA LOPES, L. P. Oficina de Lingüística Aplicada Campinas: Mercado de Letras, 1996.
  • Nisbett, R.; Ross, L. Human inference: Strategies and shortcomings of social judgment. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall, 1980.
  • OXFORD, R. Language learning strategies: What every teacher should know. Boston: Heinle & Heinle, 1990.
  • PAJARES, F. M. Teachers' beliefs and educational research: Cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, Washington, v. 62, n. 3, p. 307-332, 1992.
  • ______. Preservice teachers' beliefs: a focus for teacher education. Action in Teacher Education Oklahoma, v. 15, n. 2, p. 45-54, 1993.
  • PESSOA, R. P.; SEBBA, M. A. Y. Mudança nas teorias pessoais e na prática pedagógica de uma professora de inglês. In: KALAJA; P; BARCELOS. A. M. F. (Ed.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006. p. 43-64.
  • PITELI, M. L. A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças e estratégias de aprendizagem 2006. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Faculdade de Letras, UNESP, São José do Rio Preto, 2006.
  • Posner, G.. J.; STRIKE, K. A.; Hewson, P. W.; Gerzog, W. A. Accomodation of a scientific conception: Toward a theory of conceptual change. Science Education, v. 66, n. 2, p. 211-227, 1982.
  • PRABHU, N. S. The dynamics of the language lesson. TESOL Quarterly, Washington, v. 26, n. 2, p. 225-241, 1992.
  • PRESTON, D. Language teaching and learning: Folk linguistic perspectives. In: ALATIS, J. E. (Ed.). Georgetown University Round Table on Language and Linguistics - 1991 Washington, DC: Georgetown University Press, 1991, p. 583-603.
  • RAJAGOPALAN, K. Repensar o papel da Lingüística Aplicada. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma lingüística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 149-168.
  • REYNALDI, M. A. A cultura de ensinar língua materna e língua estrangeira em um contexto brasileiro. 1993. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 1998.
  • RICHARDS, J. C., GALLO, P. B.; RENANDYA, W. A. Exploring Teachers' Beliefs and the Processes of Change. PAC Journal, Korea, v. 1, n. 1, p. 41-58, 2001.
  • RICHARDS, J. C.; PENNINGTON, M. The first year of teaching. In: RICHARDS, J. C. (Ed.). Beyond training Cambridge: Cambridge University Press, 1998. p. 173-190.
  • RICHARDSON, V. The role of attitudes and beliefs in learning to teach. In: SIKULA, J. (Ed.). Handbook of Research on Teacher Education. 2. ed. New York: Macmillan, 1996. p. 102-119.
  • ROKEACH, M. Beliefs, attitudes, and values: A theory of organization and change. San Francisco: Jossey-Bass, 1968.
  • SAQUETTI, D.P. Atitudes e crenças de diretores, professores e alunos em torno do ensino/aprendizagem da língua francesa em duas escolas do 1º e 2º graus 1997. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Faculdade de Letras, UFMT, Cuiabá, 1997.
  • SCHÖN, D. Beyond the Stable State New York: Random House, 1971.
  • SHAVELSON, R.; STERN, P. Research on teachers' pedagogical thoughts, judgments, decisions and behavior. Review of Educational Research, Washington, v. 51, p. 455-498, 1981.
  • SHULMAN, L. Paradigms and research programs in the study of teaching. In: WITTROCK, M. (Org.). Handbook of research on teaching. New York: Macmillan, 1986. p. 3-36.
  • SILVA, K. A. Crenças e aglomerados de crenças de alunos ingressantes de Letras (inglês) 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - IEL, UNICAMP, Campinas, 2005.
  • SILVA, L. O. Crenças sobre aprendizagem de língua estrangeira de alunos formandos de Letras: um estudo comparativo 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Faculdade de Letras, UFMG, Belo Horizonte, 2001.
  • SIMÃO, A. M. V., CAETANO, A. P., FLORES, M. A. Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo. Educação e Sociedade, v. 26, n. 90, p. 173-188, Jan./Abr. 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 9 jan. 2007.
  • SKUTNABB-KANGAS, T. Linguistic human rights and teachers of English. In: HALL, J. K.; EGGINGTON, W. G. (Ed.). The sociopolitics of English Language Teaching. Clevedon: Multilingual Matters, 2000. p. 22-44.
  • VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. A importância relativa de fatores contextuais na construção da abordagem de ensinar do professor. Contexturas: Ensino Crítico de Língua Inglesa. São José do Rio Preto, n. 6, p. 59-77, 2002.
  • WATSON-GEGEO, K.A. Mind, language and epistemology: toward a language socialization paradigm for SLA. The Modern Language Journal, Madison, v. 88, n. 3, p. 331-350, 2004.
  • WENDEN, A. How to be a successful language learner: Insights and prescriptions from L2 learners. In: WENDEN, A.; RUBIN, J. (Ed.). Learner strategies in language learning London: Prentice Hall, 1987. p. 103-117.
  • ______. Learner strategies for learner autonomy London: Prentice Hall, 1991.
  • WOODS, D. Teacher cognition in language teaching: Beliefs, decision-making, and classroom practice. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
  • ______. The social construction of beliefs in the language classroom. In: KALAJA; P; BARCELOS. A. M. F. (Ed.). Beliefs about SLA: New Research Approaches. Dordrecht: Kluwer, 2003. p. 201-229.
  • WOOLFOLK HOY, A. C.; MURPHY, P. K. Teaching education psychology to the implicit mind. In: STERNBERG, R.; TORFF, B. (Ed.). Understanding and teaching the implicit mind Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum, 2001. p. 145-185.
  • YERO, J. L. (2002). Beliefs. Disponível em:<http://www.teachersmind.com/beliefs2.htm>. Acesso em: 12 nov. 2004.
  • 1
    Este artigo é uma versão modificada e atualizada da palestra de mesmo título, proferida na IX Semana de Letras: "As Letras e seu ensino", em 21/09/2006, na Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, MG. Agradeço a Tatiana Diello Borges, e a Rosane Rocha Pessoa pelos comentários e pela leitura criteriosa deste trabalho, e aos pareceristas desta revista pelas sugestões. Assumo, todavia, toda a responsabilidade pelas considerações feitas.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      22 Abr 2013
    • Data do Fascículo
      2007
    Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
    E-mail: rblasecretaria@gmail.com